Pular para o conteúdo principal

Edições anteriores

9° Claro Enigma


Uma declaração de amor à (in)utilidade da arte.

Viver a experiência de uma pandemia tem sido um desafio para todos. Os altos e baixos (cada vez mais baixos) se tornaram uma constante. E por mais que uma suposta normalidade venha se aproximando, sobretudo com o avanço da vacinação, a cautela ainda se faz muito necessária. Afinal, a covid-19 ainda é um risco presente e o Brasil recém ultrapassou a triste marca de 600 mil vidas perdidas. Não é segredo para ninguém: desde o ano passado as coisas estão muito difíceis. Ainda mais porque, além do vírus e suas variantes, a economia brasileira vai mal, a violência não deu uma trégua sequer, e algo extremamente assustador voltou a ser uma realidade: a fome. Isso tudo sem contar os mais diversos ataques que a educação pública e a ciência brasileira vêm sofrendo, particularmente as ciências humanas, linguagens e literatura, que não atendem às finalidades práticas que a maioria dos produtos do mundo do capital tem. Isto posto, como se manter são diante de um cenário tenebroso como esse?

Ao mesmo tempo, durante todo este período, algo sempre esteve presente para nos ajudar a lidar com as intempéries: a arte. Em um cenário no qual os artistas das mais variadas expressões tiveram que inovar – até mesmo para poderem sobreviver –, suas obras e trabalhos vêm nos fazendo companhia. Foram lives e mais lives, festivais literários e musicais, mostras de arte e cinema, tudo online. Até mesmo o maior fenômeno literário brasileiro dos últimos tempos aconteceu nesse período. Torto arado, romance de Itamar Vieira Junior, não esteve presente apenas nas mais prestigiadas premiações de língua portuguesa, o livro também virou sensação entre os leitores, que não cansam de exibi-lo em suas redes sociais. Além da literatura, as produções audiovisuais e musicais vêm ajudando o perpassar dos dias. Não fosse a arte, esse buraco no qual estamos enfiados seria bem mais fundo.

Tendo isso tudo em vista, a proposta para a 9° edição do Claro Enigma se mostrou óbvia. Não podíamos deixar essa oportunidade de reforçar a importância que as mais diversas manifestações artísticas têm em nossa vida passar em branco. E, como é sabido, a arte é também um terreno de disputa, no qual perspectivas discrepantes convivem e até mesmo se confrontam, como o famigerado debate em torno de uma suposta necessidade da arte em ser útil para algum fim que não seja apenas o gozo estético. Da mesma forma, é de conhecimento geral que diversos pesquisadores dedicam suas vidas às mais variadas formas artísticas, nós, monitoras e monitores do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, convidamos pesquisadoras e pesquisadores, em especial aqueles da Iniciação Científica vinculados ao departamento, a apresentarem trabalhos que procurem dialogar, debater e levantar os mais diversos questionamentos que circundam a arte e suas possibilidades. E, como sabemos que as expressões artísticas, sobretudo as literárias, são uma realidade nos mais diversos departamentos ligados à Faculdade de Letras, fazemos um convite especial a todos os estudantes e pesquisadores ligados ao departamentos de literaturas brasileira e de línguas estrangeiras para que também façam parte deste Claro Enigma especial. Este é um momento para celebrarmos a inutilidade da arte!

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE NOVEMBRO 

LINK PARA INSCRIÇÕES DISPONÍVEL NO CAMPO "INSCRIÇÕES" DO BLOG.

Realização remota de 06 a 10 de Dezembro 2021.

Caderno de resumos e programação disponível aqui.
----------------------------------------------------------------------------------------------------


8º Claro Enigma: 2020?


2020 se mostrou um ano atípico. Da noite para o dia, o mundo inteiro se viu em meio a uma pandemia que transformou todas as dinâmicas sociais. Isolamento, quarentena, atividades sendo executadas de forma remota e o uso constante de máscaras de proteção são alguns dos hábitos que passaram a fazer parte da rotina de todos neste momento que muitos enxergam como uma espécie de ponte para o que chamam de novo normal. Não fosse isso o bastante, o assassinato do estadunidense George Floyd, mais um homem negro vítima da violência policial – e que possui muitos paralelos brasileiros, não podemos esquecer –, fez com que inúmeros protestos antirracistas ocorressem mundo afora em meio à maior crise sanitária dos últimos 102 anos.

Porém, numa perspectiva que não busca a falta e sim a potência, nunca estivemos tão propícios, enquanto sujeitos sociais, a repensar as estruturas de opressão – sejam elas racistas, machistas, transfóbicas ou sociais – que nos silenciam e nos matam; mas se em tempos ditos normais já era difícil pensarmos estratégias que germinem aceitação e valorização da pluralidade de sujeitos e perspectivas que, por muito tempo invisibilizados, brigam por espaço, inclusive na Academia, agora as vivenciamos em meio a uma onda negacionista, na qual a ciência, a universidade pública e as parcas conquistas sociais são constantemente atacadas enquanto a sociedade procura meios de sobreviver a uma pandemia de escala global.

É partindo destas reflexões que nasce a proposta da 8ª edição do Claro Enigma. O que ficará dessa experiência devastadora, intensa e transformadora pela qual passamos? O que será das possibilidades de produção acadêmica, teórica e artística nestes tempos sombrios? Sendo mais objetivos, como pensar 2020? Ou, até mesmo, como pensar em 2020? Na tentativa de delinear leituras e produzir possibilidades de resistência e enfrentamento, nós, monitoras e monitores do Departamento de Ciência da Literatura, fazemos essa provocação e convidamos pesquisadoras e pesquisadores, sobretudo aqueles da Iniciação Científica vinculados ao departamento, que apresentem trabalhos que dialoguem e, quem sabe, ajudem a responder os questionamentos que nos atravessam neste período de incertezas e desafios.


*Os resumos devem ser enviados pelo formulário que está no site do evento e estarão sujeitos a avaliação da comissão no Claro Enigma 2020 podendo ser aceitos ou rejeitados.

Enigma Hoje: como pensar (o) agora?, programação: https://drive.google.com/file/d/1Fm60cIoThr5CrxZxxnW6JARrDlT2hlnq/view?usp=sharing

Enigma Futuro disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PLiIeJ_gorWXkzTATM2rkormsNwIdmaTkg



----------------------------------------------------------------------------------------------------

7º Claro Enigma: Que fazer, exausto, em país bloqueado? (2019)

Foi a partir das disputas e das diferentes vozes que ecoam no Brasil atual que nós, monitoras e monitores do Departamento de Ciência da Literatura, pensamos a sétima edição do CLARO ENIGMA, que será realizado nos dias 29 e 31 de novembro, no Auditório do PACC. Iniciado em 2013, o Claro Enigma é um evento voltado ao incentivo e à divulgação da pesquisa na graduação, organizado anualmente pela equipe de monitoria do Ciência da Literatura.

Ao longo dos debates preparatórios, três palavras nos vieram à mente para sintetizar o momento que vivemos: coro, caô e caos. Coro remete às vozes que ressoam, por vezes opostas em embate, por todo país. Caô, que no dialeto carioca significa mentira ou brincadeira, faz alusão a certas narrativas políticas e históricas que buscam confundir, silenciar e mesmo calar sua vontade de falar. Caos descreve o turbilhão de sentimentos e incertezas que perpassam o cenário educacional, político e econômico.

      Pensando em como explicitar a tríade “coro, caô e caos”, que dá mote ao nosso evento, e dialogar sobre perspectivas, recorremos novamente a Drummond e nos apropriamos de dois versos do seu poema “Áporo” para dar título à nossa sétima edição: “Que fazer, exausto, em país bloqueado?” Sob esta provocação, convidamos pesquisadoras e pesquisadores de Iniciação Científica vinculados ao Departamento de Ciência da Literatura a apresentarem trabalhos que reflitam sobre disputas de/e narrativas. A submissão de resumos deve ser feita através do formulário de inscrição até dia 1º de setembro de 2019.

NOVO PRAZO DE INSCRIÇÃO: DIA 22 DE SETEMBRO DE 2019

NOVA DATA DO EVENTO: 29 E 31 DE OUTUBRO DE 2019


Programação: https://drive.google.com/file/d/1RrpziT145TvlygwbgzGNc_sK_w0xhXYr/view?usp=sharing

Caderno de resumos: https://drive.google.com/file/d/1SPCyjHhGJuKecUku6_6ihWSI0ov_DB8U/view?usp=sharing


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

6º Claro Enigma: Testemunha é aquela que fica / 68 ainda (2018)

Há 50 anos, importantes lutas, conquistas e também retrocessos fizeram de 1968 um ano memorável. Se, na França, reivindicações estudantis libertárias entravam em pauta, no nosso país, entrava em vigor o AI-5 para solapar a força da resistência que levou a marcha dos cem mil às ruas no início daquele ano. 

Procurando pensar o Brasil não apenas em 1968, mas também atualmente, propusemos entre as monitoras e monitores do Departamento de Ciência da Literatura uma reflexão sobre as mudanças ocorridas de lá para cá e chegamos à seguinte constatação: "68 ainda". Permanência que se revela pelo testemunho de quem sobreviveu aos anos de chumbo e pode hoje contar e pelas memórias que se busca recuperar à repressão, à censura e às chamas.

Essas questões em torno da rememoração e do apagamento, do manifesto e da censura, das ausências e presenças do passado, motivam o Claro Enigma 2018, evento anual organizado pela Monitoria de Ciência da Literatura que acontecerá nos dias 30 de outubro e 1° de novembro. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores de Iniciação Científica vinculados ao Departamento de Ciência da Literatura para apresentarem seus trabalhos em diálogo o tema "Testemunha é aquela que fica / 68 ainda".

 

CLARO ENIGMA 2018: TESTEMUNHA É AQUELA QUE FICA / 68 AINDA

DATA: 30/10 e 1/11

LOCAL: PACC - Faculdade de Letras UFRJ

Mesa de abertura com o escritor Bernardo Kucinski e Nadine Borges, membro da Comissão da Verdade do RJ (30 de outubro de 2018, 14h, auditório do PACC).

O formulário de inscrição deve conter o resumo (de 1000 a 3000 caracteres), o título do trabalho e palavras-chave. Enviar para: https://claroenigmaufrj.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

NOVO PRAZO: 15 de outubro de 2018.


Programação: https://docs.google.com/document/d/1ypLNb6TV8OITyxVG6ZEhVS7fXOhGdELoj07pb-gBVUs/edit?usp=sharing

Caderno de resumos: https://docs.google.com/document/d/1zsEygrPPcTnZ-IB231ED4-jkmLmwnujF4WkXfRPBjPg/edit?usp=sharing


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

5º Claro Enigma: Direito à literatura, direito ao grito (2017)

Programação: https://drive.google.com/file/d/1vu4IXJUx1JBwOrJ0hyUJN5A0cGqCOAbA/view?usp=sharing


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

4º Claro Enigma: Demandas, postagens e correspondências (2016)

Programação: https://drive.google.com/file/d/1Kpw7HCmVvqp9POdaKeEzoGdZb58SpzSh/view?usp=sharing


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

3º Claro Enigma: A cena da crítica, a crítica da cena (2015)

Programação: https://drive.google.com/file/d/1R_A9GYwbb-m20o-WQY1irSZoDTodNtoi/view?usp=sharing


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

2º Claro Enigma: Labirintos da linguagem (2014)

Nos dias 24 e 25 de novembro, o Claro Enigma chega à sua segunda edição. Organizado por monitores do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, o evento visa a reunir alunos da graduação com pesquisas nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Fundamentos da Cultura Literária Brasileira.

Programação: https://drive.google.com/file/d/1hXM61y2GonFX4DiliIHKDA3dEeZaLBfn/view?usp=sharing


 
 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º Claro Enigma: Encontro de alunos pesquisadores do departamento de Ciência da Literatura (2013)

Programaçãohttps://drive.google.com/file/d/1OFDQore3NTiVYNLbKaVuqv0fa8NchLyD/view?usp=sharing





Comentários