Pular para o conteúdo principal

Chamada para trabalhos

10° Claro Enigma

Revoltar as literaturas

Os últimos quatro anos têm sido mais um período difícil a cobrir essas terras que se convencionou a chamar de Brasil. Desde as eleições de dois mil e dezoito, o clima político no país é dos mais tensos. Como se isso não bastasse, ainda tivemos que enfrentar uma pandemia que – influenciada por escolhas do governo Bolsonaro – ceifou quase setecentas mil vidas até o momento. Vindo a reboque, a inflação tem tornado difícil o dia a dia do povo, com a comida mais cara, o gás de cozinha mais caro e a fome já tendo adentrado a porta das casas de muitas famílias – segundo números, seriam ao menos cento e vinte milhões de pessoas passando por alguma situação de insegurança alimentar.

E como parece já ser de praxe, a educação pública e a ciência brasileira seguem sob constantes ataques, sobrevivendo a muito custo. O que nos deixa mais confusos é perceber o tanto que esse nazismo à brasileira conseguiu se fazer presente no nosso cotidiano sem nos darmos contas de quão profundamente esteve fincando suas raízes. É o que vimos, por exemplo, com os resultados do primeiro turno das eleições gerais de dois mil e vinte e dois. Mais de cinquenta e um milhões de pessoas escolheram abraçar esse projeto, não importando toda a violência que ele representa e produz. Temos muitas perguntas, mas quase nenhuma resposta.

Todavia, há também o outro lado. Pessoas que se organizaram para resistir e ajudar umas as outras. Que dedicam suas vidas a fazer com que outras perspectivas sejam possíveis. Que parecem acreditar em outras formas de existir neste mundo. E com isso tudo, temos a arte – e consequentemente, as literaturas – como uma importante barricada. Não queremos dizer que as artes, a exemplo da poesia, sejam capazes de nos proteger das desgraças, combater as violências, salvar o mundo, ou derrotar o fascismo. Sabemos, contudo, que ela é combustível importantíssimo para todas, todos e todes, nos ajudando a passar pelos tempos sombrios, seja por nos inspirar, seja por nos oferecer algum escapismo, seja por nos trazer algum conforto, seja por nos fazer imaginar impossíveis. Dissemos isso anteriormente e nos parece necessário repetir: não fosse a arte, essa depressão na qual estamos enfiados seria bem mais funda.

Contudo, quais são as expressões artísticas que realmente têm esse poder mobilizador? Pensando em nosso universo particular, quais são as literaturas cujas capacidades são realmente transformadoras? E quando toda essa força opressora se infiltra nas entranhas artísticas ou é reproduzida por ela? E quando, mesmo não o sendo, a insurgência nos parece impossível? A arte ainda seria fagulha?

A proposta desta edição do Claro Enigma, na qual comemoramos dez anos existência e resistência, não poderia ser outra: queremos pensar as literaturas, seja ela prosa ou poesia, escrita ou falada, seja por meio da crítica ou da teoria, a partir desse lugar da revolta, da inquietação, em que o fazer é por muitas vezes insubmisso e insurgente. Queremos olhar para outras formas de se pensar o fazer literário, estar em maior contato com as diversas literaturas – sem aquele famigerado “L” maiúsculo e no singular, que parece nos querer indicar que existe uma literatura que seja legítima, como se houvesse alguma hierarquia entre os mais variados modos de se manifestar. Queremos conversar a respeito de literaturas se permitindo à experimentação, seja no estilo, seja nos seus inesgotáveis temas.

Com isso, nós, o corpo de monitores do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, convidamos à apresentação de trabalhos discentes de graduação com pesquisa engajada em investigar as literaturas que se permitem virar ao avesso e são por si só rebeldes – especialmente, mas não somente, estudantes de Iniciação Científica vinculados ao departamento. Queremos discutir os caminhos possíveis para essa arte que tem na palavra sua matéria-prima, que tem na liberdade a sua maior fonte de originalidade. Tragam seus olhares, interpretações e inquietudes e venham comemorar esses dez anos de Claro Enigma com a gente!

        Inscrições de 01 a 13 de novembro 2022

LINK PARA INSCRIÇÕES DISPONÍVEL NO CAMPO "INSCRIÇÕES"

Realização do evento: de 13 e 15 de dezembro de 2022.

Caderno de resumos e programação disponível aqui.

Comentários